8 de dezembro de 2013

Busscar VB Elegance 360 Mercedes-Benz O-500 RSD

A encarroçadora Busscar, com sede em Joinville-SC, teve sua falência decretada em 27 de Setembro de 2012, devido a inúmeros problemas financeiros, dentre eles dívidas com bancos e o não pagamento de seus funcionários. A não ser que você viva em uma esfera isolada do resto do mundo, este fato não deve ser nenhuma novidade para você, caro amigo busólogo. Por muitos anos, a Busscar teve um lugar especial no coração de muitos empresários, como Abílio Gontijo, do Grupo Gontijo; e Camilo Cola, do Grupo Itapemirim, além de também ser a queridinha de uma boa parcela dos busólogos. As linhas rodoviárias El Buss e Jum Buss, e a urbana Urbanuss fizeram muito sucesso no mercado, com destaque para a durabilidade e conforto das mesmas. Mas em meados de 2002 e 2003, a Busscar enfrentou a sua primeira crise, fruto da má administração por parte da família Nielson, esta que não foi totalmente solucionada, e em 2008, o pesadelo da crise retornou, dessa vez em maior escala, atrasando salários e causando grandes quedas na produção, além do não pagamento do FGTS e INSS de seus funcionários. A Busscar não conseguiu se recuperar, e em Setembro de 2012, analisada a situação e concluído que a continuidade da produção das carrocerias Busscar só traria mais prejuízos a seus funcionários, foi decretada a falência do Grupo Busscar, cujas empresas são: Bus Car Investimentos e Empreendimentos Ltda, Buscar Comércio Exterior S.A., Lambda Participações e Empreendimentos S.A., Nienpal Empreendimentos e Participações Ltda, TSA Tecnologia S.A, Tecnofibras HVR Automotiva S.A e Climabuss Ltda. Recentemente, a notícia de um leilão dos bens da empresa foi divulgada em diversos sites de notícias, o que seria o primeiro passo para quitar uma parcela de suas dívidas, que a essa altura do campeonato, já alcançavam a marca de R$ 1,6 bilhão. Porém, no dia 27 de Novembro de 2013, pouco mais de um ano depois de decretada a falência da empresa, o Grupo Busscar conseguiu anular a decisão da assembléia de credores que decretou a falência da encarroçadora em 2012, e com isso, criou-se uma nova esperança para a volta da fabricante ao mercado. Uma nova assembléia será realizada e determinará a viabilidade do retorno da Busscar a suas operações e o pagamento dos funcionários, que desde o início do processo não receberam o que lhes é devido.

Fontes:


O desenho de hoje é um Busscar VB Elegance 360, com chassi Mercedes-Benz O-500 RSD. A linha Vissta Buss Elegance foi a última produzida pela Busscar, e possuía os modelos 340, 360, 380 e 400, este último (400), teve poucas unidades fabricadas, e nenhuma delas recebeu chassi Mercedes-Benz, portanto, só é possível vê-lo com os motores Scania e Volvo. Até a próxima, minha gente.


MANTENHA OS CRÉDITOS!

5 comentários:

  1. Na verdade o Elegance recebeu modelos no chassi da MBB, os ônibus da Viação Cometa, são MBB. Do mesmo modo, seus desenhos e seu Blog como todo estão de parabéns !! Ótimo trabalho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falo do Elegance 400, Victor. Ele foi encarroçado somente em Scania e Volvo, pois no seu curto tempo de produção não foi feita nenhuma unidade em Mercedes-Benz. Releia o texto novamente e entenderá o que que quis dizer.

      Muito obrigado pela visita e pelo elogio :D Espero que volte sempre!

      Excluir
  2. faz desenho de onibus do New G7 1800DD,1600LD 6x2,8x2

    ResponderExcluir