27 de outubro de 2013

Busscar Jum Buss 360 Volvo B12B

Engana-se quem pensa que toda a frota da Gontijo é exclusivamente composta por ônibus com chassi Scania. Apesar de ser detentora do título de maior frota de Scania no mundo, a Gontijo possui também motores Mercedes-Benz e Volvo, sendo os Mercedes-Benz Monobloco O-400 RSD originários da São Geraldo; já os Volvos, com carroceria Busscar Jum Buss 360 e chassi B12B, foram adquiridos pela empresa em 1997 e, posteriormente, vieram mais algumas unidades do chassi B12R, mas com carroceria Marcopolo Paradiso G6 1200, adquiridos em 2008 para testes com o chassi. A série 58xx possui somente veículos com chassi Volvo, dos quais 16 são B12B e 2 são B12R, totalizando 18 carros; porém, os carros 5800, 5860 (ambos B12B), 5880 e 5885 (estes B12R), foram vendidos, portanto, restam apenas 14 Volvos na frota da Gontijo, todos B12B. A carroceria, um Busscar Jum Buss 360, com 3,60m de altura, na sua terceira atualização estética (Série III ou 1995), completa a postagem. O modelo foi lançado em 1990, e desde então passou por 6 mudanças no design até a falência da Busscar, em Setembro de 2012; o que fez com que os empresários, tendo que renovar a frota, optassem na maioria de suas compras pelas carrocerias da linha Paradiso G7, causando a diminuição da variedade de modelos nas rodoviárias, para a tristeza de muitos busólogos. Posso me considerar um cara de sorte, pois aqui onde moro, têm-se uma variedade regular de modelos de carrocerias, o que torna as idas à rodoviária nem tão monótonas, tendo em vista a escassez de horários.


MANTENHA OS CRÉDITOS!
O NanoKid mantém os créditos =)

7 comentários:

  1. muito legal essa postagem Gabriel , também concordo com a falência da Busscar s/a os empresários tiveram q optar pelo o paradiso G7 1200 porque a Comil não é uma concorrente a altura da marcopolo ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Comil tem produtos de qualidade, basta investir em marketing e pós-venda.

      Excluir
  2. É verdade, a Comil s/a tem sim produtos de qualidade e a carroceria Campione é uma boa carroceria mas o problema é que ela não é popularmente conhecida pelos empresários. Hoje em dia uma carroceria que vem diputando espaço com a Marcopolo é a Irizar com o i6 que vem se tornando frequentemente adquirida pelos empresários tanto pela tecnologia quanto pelo confortoe segurança que ela oferece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Irizar acertou com o i6, um modelo que foi especialmente projetado para o Brasil. Ele está vendendo bem.

      Excluir
    2. Mas ainda tenho esperança de ver saindo de joinville os Elegance 360,380 e 400 porque já está se tornando um monopólio, todas as empresas estam optando pelo G7.

      Excluir
  3. desenho otimo do jumbuss 360

    ResponderExcluir
  4. Queria fazer um pedido Gabriel dos dois Jum Buss 1990 e 1994 no chassi da Mercedes Benz que não tem em um lugar nenhum, Obrigado!

    ResponderExcluir